terça-feira, 19 de abril de 2011

Protestos, greves e bla-bla-bla

Bom dia a todos. Antes de qualquer coisa sempre gosto de deixar claro que maturidade consiste em analisar friamente a situação e, com as peças disponíveis em mãos, saber o que fazer com o jogo. Por isso peço que ponderem inflamações ao lerem mais uma opinião de mais um aluno da UESC como eu.
Começo de Abril a comunidade acadêmica começa a dar forma às insatisfações relacionadas ao tal decreto do governo do estado. Conversas, burburinhos e bla-bla-blás rolaram e então nos víamos numa assembléia geral da ADUSC e em menos de 3 horas estávamos em greve. Gostei sim, a coisa tava tendo estrutura, tava sendo bem pensada, estava (sem querer parecer legislativo) LEGITIMA.
Logo após essas decisões os alunos decidiram por reunir seus órgãos representantes para decidir isso ou aquilo. FANTÁSTICO! Estávamos mostrando que somos ORGANIZADOS e que podemos ter força de representação social.
Logo em seguida, funcionários da UESC também indignados com as decisões do governo decidiram pela greve geral. Gente, isso tudo até aqui foi PERFEITO. Mas estávamos dopados... Sem os sentidos a 100%... COISAS FORA DE PAUTA começaram a acontecer e não soubemos TER A MATURIDADE necessária para resolvê-las, como num jogo de xadrez quando o rei alheio se vê ameaçado.
O incidente no portão com o professor a funcionaria e 2 alunos ( gente isso dá um livro, tipo Nárnia, o leão, a feiticeira e o guarda-roupa, rsrs). Sem contar na falta desses portões. Depois tivemos os incidentes com nós mesmos, alunos. Discussões desnecessárias que gastam energia e força com questões ora pessoais, ora mesquinhas, ora egoístas. Sinceramente: toda organização e perfeição citados acima foram por água a baixo há muito e acreditem, não espero muito mais dessa "greve" que merece aspas pelo que se tornou. Está manchada! Foi maculada! Não serve mais. Provamos nossa incapacidade de se organizar, mesmo que boicotados pelo próprio sistema.
E tudo que vem a partir de agora sempre será "mais do mesmo" como já cantou a legião urbana. Gostaria que questões como essas fossem levantadas e discutidas sim. Gostaria que assim como esse ou aquele tem medo de levantar a mão a favor da greve, que esse ou aquele que concorde com meu pensamento, que não tenha medo e levante a mão e levante essa discussão. Somos filhotes de serpente tentando sobrevivência em meio aos basiliscos. O poder público sempre consegue um jeito de nós mostrarmos por nós mesmo que não conseguimos, que não somos organizados. Isso se dever parte a eles e parte à nossa ignorância e falta de capacidades. Nossa sim! Não me excluo, não sou hipócrita. Apenas peço MATURIDADE. Essa que está difícil. Esta que faz você ler esse texto e mesmo não concordando, não ficar com raiva, porque terá os que terão, certamente.
Esse era meu recado. Obrigado

Por Moreirah

Um comentário:

  1. Tá faltando mais atitude de todos diante do que vem acontecendo nos últimos dias. Onde está aquele povo que lutou contra a ditadura e tirou Collor do poder?? Ah, foram nossos pais e avós, não fomos nós... Hoje, temos medo de fazer valer nossos direitos, de lutar pelos nossos ideais, temos medo do confronto com a polícia, fato não ocorrido há algumas décadas atrás. Creio que se nossos pais e avós tiverem noção do que vem acontecendo, devem estar envergonhados de seus filhos(as) e netos(as) que já não têm a mesma garra de outrora.

    ResponderExcluir