quarta-feira, 29 de junho de 2011

Uesc divulga homologação de matriculas

Os processos estão relacionados aos cursos com entrada no segundo semestre


O reitor da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, professor Joaquim Bastos, após analisar os pedidos de matrículas formulados por candidatos aprovados no Concurso Vestibular 2011, cujas inscrições foram abertas pelo Edital nº. 118/ 2010 publicou a relação dos candidatos que não tiveram os seus processos homologados.

Os candidatos relacionados no Anexo II da Portaria nº 765 (conferir no site www.uesc.br) deverão comparecer à Secretaria Geral de Cursos – SEGREGE, 1º Andar da Torre Administrativa, no período de 27 de junho a 07 de julho de 2011, das 8:00h às 12:00h e das 13:00h às 15:30h, para prestar esclarecimentos sobre suas situações registradas nos documentos já apresentados nos colegiados de cursos.


Fonte: ASCOM_UESC

quarta-feira, 15 de junho de 2011

III Fórum dos Discentes das UEBA

O governo assinou o acordo.

Governo e ADs acabam de assinar Termo de Acordo e Compromisso. Atividades na UESC reiniciam na segunda-feira.


Fonte: ADUSC_UESC

Professores da UESC decidem finalizar a greve após a assinatura do acordo com o governo


Após 67 dias em greve, os professores da Universidade Estadual de Santa Cruz decidiram, em assembleia realizada nesta terça-feira (14/06), retornar às atividades após a assinatura do acordo com o governo. A reunião para a assinatura do acordo, que foi analisado e aprovado pelos docentes na assembleia, está marcada para amanhã (15), às 10 horas, na Secretaria de Educação.
O documento do acordo salarial prevê uma agenda de pagamento das gratificações da CET, reduz a mordaça por dois anos, com o retorno das negociações em janeiro de 2013 (veja aqui). Já o Termo de Compromisso determina a realização de reuniões bimensais, com o intuito de minimizar os impactos gerados pelo Decreto 12.583 nas UEBA (veja aqui).
Durante a assembleia, a mesa fez um breve histórico das negociações da campanha salarial 2010 até a deflagração da greve em abril. Foi ressaltado pelo presidente da ADUSC, professor Valter Silva, a importância da participação do movimento estudantil (Mobiliza UESC) durante todo o período de greve, nas atividades de mobilização e conscientização da sociedade. Em outras falas, a greve foi definida como vitoriosa e histórica, devido a unificação das quatro universidades estaduais da Bahia, no plano político, o recuo do governo e o pagamento dos salários com os professores ainda em greve. “Não conseguiríamos essas conquistas se não estivéssemos juntos, lutando por uma universidade pública, de qualidade e socialmente referenciada”, lembrou o professor Luiz Blume.
Atendendo a solicitação dos estudantes, o Comando de greve encaminhou a proposta (aprovada pela plenária) de retornar as atividades na próxima segunda-feira (20/06). Na sexta-feira (17) está prevista a reunião do Conselho Superior de Ensino e Extensão – CONSEPE, onde será definido o novo calendário desse semestre. Ainda na assembleia, foram escolhidos os nomes dos delegados que participarão do 56° CONAD do Andes-SN, que será realizado nos dias 14 a 17 de julho de 2011, em Maringá-PR. Na ocasião, os presentes foram convidados para participar do Forró da Resistência na próxima sexta-feira (17), a partir das 15 horas, no espaço CEU. 


Fonte: ADUSC_UESC

terça-feira, 14 de junho de 2011

Resultado da Assembleia


Assembleia dos docentes é hoje ás 14 horas!

Acontece hoje as 14 horas, no Céu a assembleia dos professores da UESC.

Justiça determina e governo paga o salário dos professores ainda em greve


Atendendo decisão judicial, o governo pagou, nesta segunda-feira (13), os salários dos professores das universidades estaduais da Bahia, ainda em greve. Hoje foi o prazo limite que o governo tinha para obedecer ao que o Supremo Tribunal Federal determinou.
O governo da Bahia descumpriu a primeira decisão do Tribunal da Justiça e recorreu ao STF, após avaliar as informações disponibilizadas pelo governo, a desembargadora Drª. Deise Lago Ribeiro concedeu liminar favorável para que os pagamentos dos salários, cortados ilegalmente com 21 dias de greve, fossem pagos em até cinco dias úteis.
O Movimento Docente considera que esse fato é uma vitória da categoria, é uma conquista maior que o valor do dinheiro, é a prova que com união e luta pelos direitos, os objetivos são alcançados. Os professores já podem conferir suas contas bancárias para certificar se os meses de abril e maio foram pagos.

Fonte: ADUSC_UESC

UESC vai fazer seleção para contratar através do REDA


A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, abre de 20 até as 16 horas do dia 30 de junho, prazo para inscrições ao processo seletivo simplificado para contratação de pessoal para a função de assistente de atividade administrativa (nível médio).
A contratação será em Regime Especial de Direito Administrativo – REDA. Os interessados deverão acessar no site: www.uesc.br. O edital nº 063 com todas as informações sobre o processo seletivo.
As inscrições serão realizadas exclusivamente via Internet, no endereço eletrônico www.uesc.br, o interessado deve preencher o formulário de inscrição e transmitir os dados pela Internet; pagar a taxa de inscrição, no valor de R$ 30,00 através de depósito identificado em favor da UESC, Banco do Brasil, agência 3832-6, conta Nº 991223-1 (ba scu uesc concurso público) e encaminhar até o dia 01 de julho de 2011 (data de postagem), através de correspondência registrada, os comprovantes de depósito (original) e de envio de dados para o seguinte endereço:
Gerência de Seleção e Orientação – GESEOR, Rodovia BR 415, Ilhéus/Itabuna, Km 16, bairro do Salobrinho, CEP 45662-900, Ilhéus, Bahia. O regime de trabalho é de 40 horas semanais.


Fonte: ASCOM_ UESC

UESC convoca para matrícula os candidatos aos cursos de Engenharia

A reitora em exercício da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, professora, Adélia Pinheiro, está convocando para a matrícula os candidatos aos cursos de Engenharia, aprovados no Vestibular-2011, para entrada no segundo período letivo.
As matriculas serão realizadas a partir de segunda-feira (13) até quarta-feira (15), no horário das 8:00 às 12:00 horas e das 13:00 às 16:00 horas.
Os candidatos aprovados para os cursos de Engenharia Química e Engenharia Civil, devem se dirigir ao Colegiado de Química, já os que foram aprovados para os cursos de Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica irão efetivar suas matrículas no Colegiado de Matemática. O processo de matrícula será presencial.

 Fonte: ASCOM_ UESC

quinta-feira, 9 de junho de 2011

UESC recomenda candidatos a se inscreverem no Enem


A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, (Ilhéus/Bahia) lembra que esta é a última semana de inscrições para o Enem - Exame Nacional do Ensino Médio. Os interessados em participar das provas, que serão aplicadas nos dias 22 e 23 outubro, devem se inscrever até a próxima sexta-feira (10).
A UESC está discutindo a utilização do desempenho no Enem como única forma de acesso aos seus cursos de graduação já no próximo ano (2012), através da adesão ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu.  Neste sentido, assim que as atividades na UESC sejam regularizadas, o Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade  – Consepe se reunirá para deliberar sobre a questão.
Ante tal possibilidade a recomendação é que todos aqueles que tenham interesse em ingressar em cursos de graduação da UESC, em 2012, realizem a  sua inscrição no Enem 2011.
O formulário de inscrição deve ser preenchido exclusivamente pela internet e a taxa de R$ 35, paga nas agências do Banco do Brasil. Alunos do 3º ano do ensino médio de escolas públicas estão isentos da taxa, assim como estudantes que comprovarem ser membro de família de baixa renda.
Os candidatos vão resolver quatro provas com 45 questões objetivas de múltipla escolha, cada, das seguintes áreas: ciências humanas e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagens, códigos e suas tecnologias e, matemática e suas tecnologias, além de uma redação – divididas em dois dias com quatro horas e meia e cinco horas e meia de duração, respectivamente.
Objetos eletrônicos, como celular, aparelhos MP3, tablets e notebooks, assim como lápis, lapiseira, borracha, livros, manuais e óculos escuros estão proibidos. Os documentos de identidade apresentados devem ter foto, conforme a lista exigida pelo Inep (Instituto Nacional de Ensino e Pesquisas Educacionais), responsável pelo exame.
O Enem será aplicado em todo o território nacional e começa às 13h (horário de Brasília). Mais informações na página do exame na internet.


Fonte: ASCOM_ UESC

terça-feira, 7 de junho de 2011

Governo envia nova proposta!


Por volta das 12h de hoje, o Fórum das ADs recebeu os documentos enviados pelo governo, sistematizando a rodada de negociação desta semana.

Tratam-se de dois documentos de naturezas diferentes:
1) Termos de Acordo, tratando da questão salarial. O governo argumenta que pelo regimento do Sistema Estadual de Negociação Permanente a Mesa Setorial tem como objeto apenas questões salariais e referentes a carreira; Veja aqui
2) Termo de Compromisso, tratando da redução dos impactos do Decreto 8,385/11 sobre a gestão univerisitária. Veja aqui
Estes documentos serão analisados na Assembléia Geral da ADUSC hoje, às 13:30h, no Pátio da ADUSC.

Fonte: ADUSC _ UESC

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Negociação com o governo.


O governo comprometeu-se em enviar amanhã (07) à Associação dos Docentes a redação do anexo dos itens relacionados à autonomia universitária das Universidades Estaduais da Bahia. O governo pretende separar pontos do acordo salarial dos pontos referentes ao Decreto e à Autonomia Universitária (anexo do acordo).
Os estudantes acampados na ALBA fazem pressão para que questões estudantis sejam discutidas na Mesa Setorial da Educação Superior, mas o governo tenta dividir os movimentos de docentes e discentes, propondo a discussão em separado.
Assembléia de Docentes da UESC acontecerá nesta terça-feira (07), independente da resposta do governo em relação ao Termo de Acordo, para avaliação das negociações com o governo.



Após assembleia com representantes do governo, professores continuam em greve

Secretários decidem em reunião se aceitam exigências dos docentes

Foto: Sandra Travassos / Grupo Metrópole
zoom
Após reunião realizada nesta segunda-feira (6) entre representantes do governo e professores e estudantes das universidades estaduais, na Secretaria de Educação (SEC), no CAB, os docentes quiseram mudar alguns dados da redação de exigências propostas pelos reitores e a possibilidade de terminar a greve foi adiada.  

Uma nova reunião acontecerá nesta terça (7) entre os representantes do governo (que estiveram presente na assembleia desta segunda) e os secretários para analisar a proposta de mudanças feita pelos professores. Em caso de aprovação, outra assembleia será realizada na manhã e na tarde da próxima sexta-feira (10) para oficializar o acordo.

Assembleia

Os professores e estudantes das universidades estaduais se reuniram com representantes do governo do estado às 17h, na Secretaria de Educação (Sec), no CAB. Eles discutiram itens levantados no encontro de sexta-feira (3).


Mobiliza UESC

Mobiliza UESC defende que como nenhuma pauta foi atendida a greve deve continuar:
                                                                                                                                      Foto: Eline Luz


Prezados Colegas, ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS,


Após vivenciar a Ocupação na Assembléia Legislativa do Estado, a partir dasvárias ações desenvolvidas em todos os campi, cidades e universidades, com o foco da mídia fortalecido APÓS A OCUPAÇÃO da Assembléia Legislativa (AINDA EM MANUTENÇÃO até segunda feira), pode-se considerar que não avançamos na pauta que nos fez entrarmos em GREVE, e, por isso, peço aos colegas que reflitam e reforcem as posições no sentido de continuarmos em greve. Além do rebaixamento das proposta, nada foi oferecido em relação à permanência estudantil ou sobre o decreto e a violação da autonomia universitária. A situação da IES da BA não é pontual e nem, tampouco, emergencial.
Peço aos colegas a defesa em suas assembléias da manutenção da GREVE e intensificação das ações, visto que só então conseguimos exposição na mídia nacional. Poderiamos, ainda, realizar um 'TRANCASSO' das rodovias em Salvador, Feira de Santana, Jequié, Vitoria da Conquista, Itapetinga, Itabuna/Ilhéus, Teixeira de Freitas, Juazeiro, Caetité enfim em todas as cidades onde houver campi das universidades e, também, a ocupação de outro prédio (como sugestão, a Secretaria da Fazenda).
Contamos com seu apoio,


          Fonte:  MOBILIZA UESC.

domingo, 5 de junho de 2011

Enem poderá ser única forma de acesso aos cursos de graduação da UESC em 2012

A Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC vem discutindo a utilização do desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem como única forma de acesso aos seus cursos de graduação em 2012, através da adesão ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu.  Neste sentido, assim que as atividades na UESC sejam regularizadas, o Conselho Superior de Ensino Pesquisa e Extensão da Universidade  – Consepe se reunirá para deliberar sobre o assunto.
Ante tal possibilidade,  e considerando que as inscrições para ao Enem se encerrarão no dia  10 de junho de 2011, a recomendação é que todos aqueles que tenham interesse em ingressar em cursos de graduação da UESC, em 2012, realizem a  sua inscrição no Enem 2011.
O Sisu é o sistema informatizado, gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual as instituições públicas de educação superior participantes selecionam novos estudantes aos cursos de graduação exclusivamente pela nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem.

Fonte: ASCOM _UESC


Greve dos professores fica perto do fim

Com a mediação dos reitores, uma reunião no início da noite desta sexta-feira, 3, abriu  a possibilidade de um acordo para encerrar a greve que já dura quase 60 dias e afeta cerca de 60 mil estudantes nas universidades estaduais: Uneb, Uefs, Uesc e Uesb.
Enquanto o secretário da Administração Manoel Vitório, deixou a reunião disposto a assinar o acordo na segunda, 6, os professores decidiram debater a questão em assembleia.
“O fim da greve será decidido nas assembleias. Mas saímos do impasse e retomamos as negociações”, afirmou a professora da Uefs, Maslowa Freiras. Na segunda está marcada outra reunião para consolidar os termos do acordo. “Acredito que sai um acordo”, arrisca Jucelho Dantas, da Associação dos Docentes da Uefs (Adufs).
Recuo - Para chegar ao consenso, o governo recuou da proibição de novos aumentos salariais nos próximos quatro anos, recuando o veto para 2012 .
Em troca, os professores tiveram o cronograma de incorporação da gratificação sobre Condições Especiais de Trabalho (CET) – de 70% sobre o salário base – garantido para apenas os próximos dois anos, quando antes o governo oferecia a incorporação parcelada até 2014.
Dessa forma, 36% da CET será incorporado aos salários até outubro de 2012. E mesmo sem o governo aceitar rever o decreto que contingencia os seus gastos,  a proposta discutida nesta sexta prevê um calendário de reuniões para debater o orçamento universitário.
Apesar de a Secretaria da Educação alegar que o decreto 12.583/2011 não afeta a contratação de professores e o afastamento de docentes para cursos de pós-graduação, o governo não formalizou a exclusão da verba universitária do contingenciamento, segundo os professores.


Fonte: A Tarde Online (Felipe Amorim)