quinta-feira, 21 de julho de 2011

Professores da UESC premiados na Europa


 Pesquisadores de todo o mundo participaram do I Congresso Ibero-Latinoamericano da Madeira na Construção, realizado em Portugal.

Os professores do novo curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ricardo de Carvalho Alvim e Rosana de Albuquerque Arléo Alvim, receberam o Prêmio TAFIBRA durante o CIMAD 11 - I Congresso Ibero-Latinoamericano da Madeira na Construção, realizado em Coimbra, Portugal. Eles apresentaram o trabalho intitulado “Metodologia para Avaliação da Segurança de Estruturas do Tipo Hauff em Coberturas de Grande Porte de Madeira no Brasil”. Também foram agraciados, pela co-autoria, os professores doutores Pedro Afonso de Oliveira Almeida, da USP, e Luis Augusto Conte Mendes Veloso, da Universidade Federal do Pará.
Participaram do Congresso, pesquisadores das principais universidades do mundo. Os três melhores trabalhos receberam prêmios de 750, 500 e 250 Euros, respectivamente. Foram classificados trabalhos da França, Brasil e Espanha. O dos pesquisadores brasileiros, da UESC, ficou em segundo lugar, sendo escolhido entre os 20 trabalhos que integrarão edições especiais da Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas e da Revista Internacional - Construlink.
Para os pesquisadores “no mundo Ibero-Latinoamericano vivem, atualmente, cerca de 600 milhões de pessoas, cerca de um décimo da população do planeta. Os recursos florestais têm uma relevância assinalável para as economias de ambos os lados do Atlântico, sendo a Bacia Amazónica a maior mancha florestal do Mundo”.
“Numa economia globalizada, é importante aproveitar as sinergias resultantes de uma matriz cultural e linguística comum para reforçar a influência desta região no panorama mundial das atividades baseadas na exploração florestal, para utilização de madeira e derivados na indústria da construção. O CIMAD 11 – 1º Congresso Ibero-Latino-Americano da Madeira na Construção foi lançado com a ambição de contribuir nesse sentido. Os seus participantes querem que o Congresso venha a ser um fórum regular para partilha de experiências e conhecimentos entre os países da área”. Concluem.


Fonte: ASCOM_ UESC


Nenhum comentário:

Postar um comentário