quinta-feira, 21 de julho de 2011

Professores da UESC premiados na Europa


 Pesquisadores de todo o mundo participaram do I Congresso Ibero-Latinoamericano da Madeira na Construção, realizado em Portugal.

Os professores do novo curso de Engenharia Civil da Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Ricardo de Carvalho Alvim e Rosana de Albuquerque Arléo Alvim, receberam o Prêmio TAFIBRA durante o CIMAD 11 - I Congresso Ibero-Latinoamericano da Madeira na Construção, realizado em Coimbra, Portugal. Eles apresentaram o trabalho intitulado “Metodologia para Avaliação da Segurança de Estruturas do Tipo Hauff em Coberturas de Grande Porte de Madeira no Brasil”. Também foram agraciados, pela co-autoria, os professores doutores Pedro Afonso de Oliveira Almeida, da USP, e Luis Augusto Conte Mendes Veloso, da Universidade Federal do Pará.
Participaram do Congresso, pesquisadores das principais universidades do mundo. Os três melhores trabalhos receberam prêmios de 750, 500 e 250 Euros, respectivamente. Foram classificados trabalhos da França, Brasil e Espanha. O dos pesquisadores brasileiros, da UESC, ficou em segundo lugar, sendo escolhido entre os 20 trabalhos que integrarão edições especiais da Revista Portuguesa de Engenharia de Estruturas e da Revista Internacional - Construlink.
Para os pesquisadores “no mundo Ibero-Latinoamericano vivem, atualmente, cerca de 600 milhões de pessoas, cerca de um décimo da população do planeta. Os recursos florestais têm uma relevância assinalável para as economias de ambos os lados do Atlântico, sendo a Bacia Amazónica a maior mancha florestal do Mundo”.
“Numa economia globalizada, é importante aproveitar as sinergias resultantes de uma matriz cultural e linguística comum para reforçar a influência desta região no panorama mundial das atividades baseadas na exploração florestal, para utilização de madeira e derivados na indústria da construção. O CIMAD 11 – 1º Congresso Ibero-Latino-Americano da Madeira na Construção foi lançado com a ambição de contribuir nesse sentido. Os seus participantes querem que o Congresso venha a ser um fórum regular para partilha de experiências e conhecimentos entre os países da área”. Concluem.


Fonte: ASCOM_ UESC


quinta-feira, 7 de julho de 2011

Livro “Atos de currículo formação em ato? Será lançado dia 15 na UESC


Roberto Sinei Macedo
O Dr. Roberto Sidnei Macedo realiza conferência e Mesa Redonda sobre o tema
O livro “Atos de currículo formação em ato? Para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação” de autoria de Roberto Sidnei Macedo e publicado pela Editus – Editora da Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC, tem lançamento marcado para o dia 15 de julho. O evento será aberto às 9 horas no Auditório Governador Paulo Souto, do Centro da Arte de Cultura, da Universidade, com a Conferência sobre o tema “Atos de currículos e formação de professores”.
Trata-se da segunda obra dos estudos do pós-doutoramento do professor Roberto Sidnei Macedo, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade de Fribourg-Suiça. O livro proporciona a oportunidade de refletir com profundidade sobre como a formação pode ser compreendida no seu entretecimento com o pensamento e as ações curriculares.
Roberto Macedo, um dos autores do campo dos debates curriculares no Brasil, retoma o seu veio crítico-propositivo e apresenta os seus argumentos a favor de uma perspectiva onde o currículo é pensado e avaliado a partir das suas inelimináveis implicações e responsabilidades em relação à formação. Nestes termos a própria formação, emergindo como experiência narrada, torna-se um analisador potente dos atos de currículo.
O autor propõe que esse movimento seja democrático e de possibilidades emancipacionistas, se configure por atos de currículos constituídos por mediações intercríticas. Para Roberto Sidnei Macedo, tais conceitos revelam-se como inovações técnico-práticas para que possamos melhor entrar no mérito e nos debates das complexas, importantes e sofisticadas questões curriculares e formativas  contemporâneas.
As 13h30min, o professor Roberto, realiza Mesa Redonda com o tema “Formação de professores: trajetórias políticas e curriculares” com a participação dos professores Ângelo Sergio Silva, (UEFS); Leila Pio Mororó, (UESB); Maria Elizabete Couto, (UESC); Ana Verana Madeira (UFBA) e Alba Lúcia Gonçalves (UESC).
Informações adicionais sobre o livro:
         ISBN: 978-85-7455-219-4
         Número de páginas: 170
         Ano: 2011 (1ª edição)
         Editora: EDITUS

         Serviço do evento:
        O quê: Conferência “Atos de currículos e formação de professores” com o autor. 9 - horas
Lançamento do livro – “Atos de currículo formação em ato? Para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação – 10:30 horas
Mesa Redonda – Formação de Professores: trajetórias políticas e curriculares
     Onde: Auditório Governador Paulo Souto, Centro de Arte e Cultura da Universidade Estadual de Santa Cruz
        Quando: 15 (sexta-feira) de julho de 2011



terça-feira, 5 de julho de 2011

Conferência sobre Ciências Sociais e Ecologia


O professor Phd Fernando Tula Molina, titular da Universidade de Buenos Aires, proferirá conferência na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no próximo dia 7 de julho, sobre o tema “As Ciências Sociais frente aos desafios ecológicos”. O evento será realizado no Auditório Jorge Amado, às 19 horas, e está aberto à comunidade acadêmica e à sociedade em geral, com participação gratuita.
A conferência é promovida conjuntamente pelo Núcleo de Estudos Sociedade, Educação e Políticas Públicas (Nesep) e pelo Grupo de Pesquisa em Epistemologia e História da Filosofia da Natureza do Departamento de Filosofia e Ciências Humanas (DFCH) da UESC. As inscrições dos participantes serão feitas a partir das 18 horas, no local do evento, e darão direito a certificado.
De acordo com a professora doutora Vera Mendonça, coordenadora do Nesep, trata-se de uma oportunidade para refletir sobre a importância das Ciências Sociais frente a uma concepção da natureza baseada nas Ciências Naturais. Segundo disse, a questão ambiental é pouco discutida nas Ciências Sociais, ao contrário das Ciências Biológicas, cuja ênfase recai sobre o ambiente. “No nosso caso, a ênfase é a relação entre homem e natureza. Assim, a conferência foi pensada para estimular o debate sobre o tema nas ciências humanas”, acrescentou.


Fonte: ASCOM_ UESC